Neoplasia, tumor ou câncer no pet e o diagnóstico precoce

Neoplasia, tumor ou câncer no pet e o diagnóstico precoce

Ainda hoje é muito comum o temor frente ao diagnóstico de câncer, inclusive em relação ao nosso pet. Isso se deve a uma cultura de longos anos, onde ter a doença significava preparar-se para morrer. Portanto, se você é essa pessoa, precisa continuar essa leitura e abrir sua mente para entender melhor o que o avanço da medicina veterinária tem trazido para nossos amigos de quatro patas.

A importância do diagnóstico precoce

O conhecimento sobre os mais diversos tipos de cânceres dentro da medicina veterinária é muito maior do que o de décadas atrás, a tecnologia disponível hoje e as opções de tratamento em clínicas veterinárias, também são poderosos aliados no tratamento da doença. 

Esse panorama animador acontece apenas quando há um diagnóstico precoce. Assim, perceber a doença logo em seu início aumenta as chances de cura e de tratamentos menos agressivos. 

É preciso então destacar um personagem importante nesses casos: você. De nada vai adiantar os avanços tecnológicos e de tratamentos especializados da medicina veterinária, se não houver uma ação sua. Nossos pets, infelizmente não podem exprimir suas dores e preocupações, será sempre necessário um olhar atento do tutor assim como uma sensibilidade para compreender que mudanças de hábitos e comportamentos podem significar problemas de saúde. 

É necessário abandonar a cultura de só procurar o médico veterinário quando seu pet apresenta algum problema, é preciso entender que o check-up é importante. Todos nós já sabemos, que ele permite manter a saúde do nosso companheiro em dia, prevenindo e facilitando o tratamento de diversas doenças. Quando o tema é câncer no pet, mais ainda, pois o diagnóstico precoce é o que pode fazer a diferença. Por isso, procedimentos preventivos e consultas de acompanhamento são fundamentais. 

Saber da suspeita ou ter a confirmação de um diagnóstico de câncer não é fácil para nenhum tutor e nunca estamos preparados para essa situação. Mas um pouco de entendimento sobre a vasta área de oncologia, onde termos como câncer, tumor e neoplasia no pet costumam nos confundir, pode nos trazer tranquilidade e nos permitir saber quais doenças são tratadas e quais os tipos de tratamentos estão disponíveis. Então vamos entender melhor cada um deles. 

Diferença entre neoplasia, tumor ou câncer no pet

As neoplasias são o crescimento anormal de células ou tecido no corpo. As benignas não apresentam um crescimento agressivo, não alastram para os tecidos em volta e não se espalham pelo corpo. Por outro lado, as malignas crescem de forma agressiva e se espalham por outras partes do corpo (metástase). Normalmente usamos os termos “tumor” ou “massa” para descrever o inchaço físico ou a aparência de uma neoplasia. O termo “câncer” normalmente é confundido com neoplasia, somente os malignos são realmente cânceres. 

Neoplasias são comuns em animais de estimação e sua incidência aumenta com a idade. O câncer é responsável pela metade das mortes de cães com mais de 10 anos de idade. O câncer acomete os cães da mesma forma que humanos, enquanto os gatos têm menos.

A suspeita de neoplasia usa sempre como base o histórico médico do animal e o exame físico. Em alguns casos são necessários exames extras como o de sangue, radiografia e ultrassonografia para a confirmação da neoplasia. A solicitação da biópsia, que consiste em retirar um pedaço de tecido para exame sob o microscópio, normalmente acontece para confirmar o diagnóstico de neoplasia e verificar se é benigno ou maligno. No caso de ser maligno e já ter causado metástase, pode ser necessário biópsias de outros tecidos, como o linfonodo, para ver até onde ele já se espalhou. 

Infelizmente, a causa da maior parte das neoplasias não é conhecida, o que torna a prevenção mais difícil, por isso visitas periódicas ao veterinário são importantes, pois quanto mais cedo for detectado e tratado melhores são as chances de recuperação e cura do pet, principalmente em casos de câncer. 

Os tipos mais comuns de neoplasias são: 

Pele – neoplasias de pele são muito comuns em cães mais velhos, mas pouco comuns em gatos. A maior parte dos casos de neoplasia de pele em gatos são malignos, mas em cães normalmente são benignos. O veterinário examinará toda a pele e determinará se alguma pode ser ou não maligna. 

Glândula mamária – 50% das neoplasias de mama em cães enquanto 85% das neoplasias de mama em gatos são malignas. Castrar seu pet antes de 1 ano de idade reduz drasticamente o risco de neoplasia mamária.

Cabeça e Pescoço – neoplasia na boca é mais comum em cães do que em gatos. Os sintomas mais comuns são massa ou tumor na gengiva, sangramento, odor ou dificuldade de comer. Muitos inchaços são malignos e, nesses casos, o tratamento é agressivo. A neoplasia também pode se desenvolver no nariz e boca de cães e gatos. Nesse caso, os principais sinais são sangramento nasal, dificuldade de respirar e inchaço no rosto, ao perceber algum deles você deve consultar o veterinário o mais breve possível. 

Linfoma – neoplasia comum em cães e gatos. Acontece quando ocorre o crescimento dos linfonodos do corpo. O vírus da leucemia felina (FELV) pode ser a causa de linfoma em alguns gatos. 

Testículos – neoplasia rara em gatos, e muito comum em cães, principalmente naqueles que têm retração dos testículos (quando eles não estão na posição normal, ficam no abdome ou entre o abdome e o escroto). 

Abdominal – neoplasia de abdome são comuns e difíceis de serem diagnosticadas cedo. Perda de peso e inchaço no abdome podem ser sinais de neoplasia. 

Ossos – neoplasia mais comum em cães de grande porte e com mais de sete anos de idade, raramente encontrada em gatos. Ossos da perna e articulações são os locais mais comuns desta displasia. Dor persistente, claudicação e inchaço na área afetada são sinais comuns dessa neoplasia. 

Os sintomas descritos acima, não ocorrem somente em casos de neoplasias, mas é importante uma visita ao veterinário para um diagnóstico correto. Neoplasias são frequentemente tratáveis, o diagnóstico precoce torna possível ao veterinário traçar o melhor plano de tratamento. 

Cada tipo de neoplasia precisa de um tipo de cuidado individual que pode incluir um tipo de tratamento como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, crio cirurgia, hipertermia ou imunoterapia. Outros cuidados podem ser associados ao tratamento como a mudança na alimentação, terapias integrativas (utilização de cannabis, ozonioterapia e viscum álbum) e fisioterapia que trarão conforto e auxiliarão numa melhor resposta ao tratamento tradicional, assim como no gerenciamento da dor. Uma vez diagnosticado, seu veterinário decidirá junto com você as melhores opções de tratamento, os riscos e os efeitos associados em cada opção. Em alguns casos, seu veterinário poderá encaminhá-lo para um especialista em oncologia.

Os tratamentos dependerão do tipo e da extensão da neoplasia. Devemos ter em mente que existe cura para alguns tipos de neoplasias, mas para outros tipos só é possível administrar para que não se espalhem e o tratamento terá como objetivo prolongar a vida do seu pet com qualidade e conforto. Quanto mais cedo for diagnosticado e definido o tipo, maior são as chances de sucesso no tratamento. 

Pesquisas e a experiência na medicina veterinária tem acrescentado muito sobre os aprendizados de neoplasia. Hoje, as chances de sucesso nos tratamentos aumentaram, proporcionando cada vez mais qualidade e salvando muitas vidas. Novos métodos que auxiliam no diagnóstico precoce possibilitam que eles tenham melhores chances de cura e novos tratamentos são desenvolvidos para proporcionar melhores taxas de sucesso com menos efeitos colaterais. 

A visita periódica ao veterinário, atenção às mudanças de hábitos e comportamentos pode fazer a diferença na longevidade e saúde do seu amigo, sendo a melhor solução, pois possibilitará o diagnóstico precoce otimizando a possibilidade de cura, principalmente se o seu pet estiver com câncer. Nossa equipe está preparada para te atender e orientar com atenção e carinho a procurar as melhores soluções caso isso venha ocorrer com seu pet. Caso precise de alguma orientação, agende seu horário, ficaremos felizes em poder te ajudar. 

Cadastre-se em nosso site e acompanhe nossas dicas e informações. Caso tenha alguma sugestão do que gostaria de ler em nosso blog, deixe nos comentários.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Inscreva-se na nossa newsletter!