Diga-nos a verdade: qual foi a última vez que você pensou sobre a saúde bucal do seu pet? Talvez a algum tempo – ou nunca – mas você não é o único. Estudos mostram que dois terços dos proprietários de pets nunca deram atenção ao tratamento dentário recomendado pelos médicos veterinários. E, apesar do fato da higiene bucal ser extremamente importante para nós humanos, nós sempre esquecemos dela no caso de nossos pets.
Imagine se você passasse anos sem escovar os dentes, ou até mesmo algumas semanas apenas! Com os nossos pets não é diferente, a menos que você mantenha hábitos de higiene bucal diários, você está ignorando uma parte importante da saúde e do bem-estar do seu pet.
Desde que foram domesticados, gatos e cachorros, foram privados do “fio dental” e da “escovação” na sua higiene bucal diária – sua presa. Alimentos enlatados e secos suprem a necessidade da dieta tradicional deles, mas não permitem o mesmo nível de higiene que teriam em seus ambientes primitivos e eles sofrem as consequências disso.
Embora haja diferença entre a dentição e as dietas, cães e gatos possuem dentes adaptados para uma dieta carnívora. Eles nascem sem dentes e um mês depois começam aparecer os primeiros dentes de leite, dentição que se completa por volta dos dois meses de idade. Assim como os humanos, esses dentes são substituídos pelos permanentes até os sete meses de idade, podendo haver variações de acordo com as raças.
Eles possuem diferentes tipos de dentes, incluindo os incisos, caninos, pré-molares e molares, que desempenham funções específicas em sua mastigação.
Uma doença que atinge mais de 80% dos cães e 70% dos gatos, a doença dentária é um dos problemas mais comuns de saúde na casuística das clínicas veterinárias em animais a partir dos três anos de idade.
Dentes “sujos” não aparecem do dia para a noite. Eles começam com o acúmulo gradual de placa, passando para a formação dos tártaros e rapidamente se formam bolsas que separam a gengiva do dente, permitindo a entrada de bactérias e acúmulo de comida. Nesse estágio passamos a lidar com um problema periodontal, que é doloroso e pode causar a perda dos dentes, além de ser uma forma da bactéria atingir a corrente sanguínea, que se não tratado pode levar a problemas de saúde mais sérios no coração, pulmões e rins.
Os principais sintomas de doença bucal são:
- Mau hálito
- Letargia, inatividade e depressão
- Salivação
- Gengivas vermelhas, inchadas e sangrando
- Diminuição ou perda de apetite e perda de peso
- Derrubar a comida enquanto come
- Inchaço facial
- Dentes moles e perda
- Excesso de secreção nasal e nos olhos
- Coçar o focinho
A melhor maneira de evitar problemas bucais é a prevenção.
Há vários caminhos que podem auxiliar manter os dentes limpos, retardando o aparecimento de tártaro e o desenvolvimento da doença periodontal. A rotina de higiene bucal é mais fácil de ser iniciada enquanto ainda são filhotes, que eles criam o hábito de escovar os dentes e a limpeza da boca. Os cuidados bucais podem ser divididos em passivos e ativos. Métodos ativos como escovar os dentes com pasta anti-placa mostrou ser muito eficaz, mas muitos gatos não toleram isso. Algumas estratégias que podemos utilizar em casa:
– Escovação: a escovação diária é o que você pode fazer de melhor para o seu pet, ela vai prevenir a formação das placas. Não é a tarefa mais fácil, deve ser introduzida gradualmente com calma e gentileza utilizando a técnica e os produtos adequados. A pasta de dente e a escova devem ser próprios para os pets, assim você terá bons resultados.
– Solução/Gel para higiene bucal: é uma ótima opção caso a escovação não seja uma alternativa. Alguns são produtos à base de clorexidina, que auxiliam na eliminação das bactérias, que podem ser colocados na água. Existem ainda outras formas de produtos disponíveis no mercado em spray, em gel e em pó, este último que pode ser adicionado na alimentação diária.
– Dietas: é sempre bom verificar com o médico veterinário, a saúde geral e a nutrição ideal também são partes importantes para garantir dentes saudáveis.
– Brinquedos: a mastigação é um fator importante na eliminação das placas. Hoje o mercado já dispõe de várias opções para auxiliar nessa tarefa: brinquedos que simulam a escovação, ossos defumados, biscoitos e palitinhos próprios para esse fim. Entretanto os gatos são menos propensos a brincar com este tipo de brinquedo, então temos uma menor oferta para eles.
É muito importante cuidar da saúde bucal em casa, apesar disso é necessária uma visita regular ao veterinário para manter ela em dia!
Visitas regulares ao veterinário para um check-up são importantes para o bem-estar geral do pet. Um exame da boca pode determinar em que estágio está a saúde bucal e quais as necessidades de cuidados que o seu pet precisa, se você pode resolver em casa ou se é necessário algum procedimento.
O processo de limpeza dental, a tartarectomia, consiste em remover o tártaro dos dentes e abaixo da gengiva, para proteger a saúde do pet. A tartarectomia e o acompanhamento em casa, tornam as gengivas saudáveis. Já a doença periodontal não é reversível, o cuidado em casa e limpezas regulares diminuem o progresso do problema.
A tartarectomia (alguns chamam de profilaxia), pode ser dolorosa. A raspagem do dente, na linha da gengiva com ultrassom, exame das cavidades, exposição da raiz do dente e em alguns casos a extração, causam a dor e stress, não podendo ser feita sem anestesia. Além de remover o tártaro e as placas, durante o procedimento toda a boca é avaliada: língua, gengiva, lábios e dentes.
A tartarectomia só pode ser realizada sob o efeito da anestesia, procedimento para o qual são necessários alguns exames para checar o estado geral de saúde do pet de acordo com a sua faixa etária, para evitar qualquer risco.
Hoje em dia os anestésicos são muito seguros, os que são utilizados na medicina veterinária são os mesmos utilizados na medicina humana. Durante o processo de anestesia o pet é acompanhado por um veterinário anestesista e todas as suas funções são monitoradas, complicações são raras. Todos os pets devem ser submetidos a exames para checar o estado geral de saúde, no caso dos pets mais velhos ou com problemas renais ou de coração, são necessários exames complementares para que o procedimento seja feito de forma segura. O veterinário informará qual o melhor plano de ação.
A anestesia é inalatória, através da intubação do pet, dando suporte respiratório e não permitindo que as bactérias sejam aspiradas durante o procedimento.
Após a tartarectomia o veterinário deverá instruí-lo de quais procedimentos poderão ser feitos em casa para manter a saúde bucal do seu pet, que pode ser alguns dos itens citados acima, até a próxima limpeza.
Lembre-se sempre que check-up regulares são a chave para a saúde e bem-estar do seu pet, e a saúde bucal é parte importante disso.
Aqui no Empório do Pet, em nossa rotina clínica, oferecemos para seu cão ou gato, a limpeza dentária (tartarectomia) e todos os exames para a realização do procedimento, ajudando mantê-los felizes e saudáveis. Para maiores informações, agende sua avaliação gratuita, onde nossos veterinários terão o prazer de explicar tudo o que for necessário para o seu pet.
Gostou de saber o quanto os hábitos saudáveis podem impactar o tempo em que você terá a companhia do seu melhor amigo?
Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão do que gostaria de ler em nosso blog, deixe nos comentários.
E para que possamos sempre te auxiliar nos cuidados com seu pet, trazendo dicas e informações importantes, cadastre-se no nosso site.