Como Sobreviver à Fase de Dentição do Seu Filhote

Foto de Justin Veenema na Unsplash

Parabéns! Agora você tem uma adorável bolinha de pelo em casa, e tudo parece perfeito. Seu novo filhote é saudável, tem olhos brilhantes e está pronto para ser seu melhor amigo. Nesse momento, ele te adora e explora tudo ao redor. Mas, em breve, essa adoração pode se transformar em uma obsessão por morder tudo o que vê pela frente. Isso significa que você precisará proteger seus sapatos, sofás e cabos elétricos para manter tudo intacto.

Mas como sobreviver à fase de dentição do seu cachorrinho?

A dentição de um filhote pode ser difícil tanto para eles quanto para a família humana, mas superar essa fase fortalecerá o vínculo entre vocês e ajudará a garantir um cão mais saudável!

Os cães passam por vários estágios de desenvolvimento à medida que crescem. Enquanto jovens, grande parte de sua vida é dedicada a explorar e aprender a interagir com o ambiente, e eles fazem isso colocando tudo na boca. Os comportamentos que aprendem durante esse período tendem a se tornar hábitos permanentes. Ao morder objetos, os filhotes aprendem sobre suas características e, se incentivados a mastigar determinados itens, eles passarão a preferir essas texturas.

As primeiras experiências com o hábito de morder ocorrem ainda na ninhada, quando “brincam” com seus irmãos. Essas brincadeiras ensinam a moderar a mordida e a interagir de maneira adequada. Se um filhote é separado da ninhada muito cedo ou não é socializado adequadamente, ele pode aprender a morder sem restrições. Por isso, espere que seu filhote atinja a idade ideal antes de levá-lo para casa.

A mastigação é uma reação comum à dor causada pelo nascimento de novos dentes, que caem por volta dos quatro meses. Embora a mastigação não ocorra apenas nesse período, é nessa fase que ela costuma ser mais intensa.

Sintomas de Dentição de Filhotes

Cada filhote lida com a dentição de maneira diferente, mas alguns sinais são comuns:

  • Mastigação excessiva
  • Mordidas frequentes
  • Choro
  • Alterações nos hábitos alimentares
  • Saliva sangrenta
  • Babar anormal

Identificando esses sintomas, você poderá tomar medidas para reduzir a dor e o desconforto, evitando que o filhote mastigue objetos inadequados, como seus sapatos ou móveis.

Dicas para Sobreviver à Fase de Dentição

1. Limite as Oportunidades

Às vezes, é importante simplesmente não oferecer oportunidades para o mau comportamento. Tranque os sapatos, use portões para limitar o acesso a certas áreas da casa e tome outras medidas para proteger seus pertences.

2. Forneça Brinquedos Apropriados

Ofereça uma variedade de brinquedos com diferentes texturas e tamanhos para que seu filhote possa mastigar. Isso ajudará a aliviar a dor nas gengivas e ensinará o que é apropriado morder.

3. Treine Bons Comportamentos

Comece a treinar seu filhote o mais cedo possível. Ensine comandos básicos e use-os para redirecionar o comportamento de mastigação indesejada. Repreenda gentilmente (nunca bata!) quando ele mastigar algo inadequado e elogie quando ele escolher brinquedos apropriados.

4. Evite Reações Exageradas

Evite gritar ou aplicar correções físicas quando seu filhote fizer algo errado. Eles aprenderão a basear seu comportamento nas suas reações, sendo importante ser calmo e consistente.

Recompense o bom comportamento com elogios e guloseimas seguras para filhotes. Isso ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês e a lidar com a fase de dentição de maneira positiva.

Essa fase pode ser desafiadora, mas com paciência e consistência, você ajudará seu filhote a aprender a interagir de forma adequada com o mundo.

Se você tiver mais dúvidas ou preocupações, consulte um veterinário ou considere trabalhar com um treinador profissional de filhotes. Quanto mais cedo você começar, mais bem treinado seu filhote se tornará!

A equipe do Empório do Pet está pronta para fornecer mais informações e conselhos sobre como lidar com a dentição do seu filhote. Se precisar de ajuda, agende uma consulta hoje mesmo!

Esperamos que essas informações possam te ajudar no processo de dentição do seu filhote, fazendo que vocês passem por ele da forma mais tranquila possível. Embora nunca seja fácil para qualquer filhote ou pai de animal de estimação, não precisa ser muito cansativo ou estressante, e alguns cuidados pode fazer toda a diferença.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Inscreva-se na nossa newsletter!