Os gatos fazem parte da vida humana há milhares de anos, para o controle de pestes, e aos deuses como companhia. Entretanto há muitos mitos associados aos gatos como animais de estimação, entre eles costumamos ouvir: “Eu não tenho tempo de andar com um cachorro todos os dias, então terei um gato”, “Você não pode treinar um gato” e “os gatos só gostam de quem os alimenta”.
Essas ideias preconcebidas não nos permitem entender o comportamento social dos gatos. E isso, frequentemente, resulta em uma vida entediante para os gatos. Alguns lidam bem com a falta de enriquecimento, mas outros mostram um comportamento anormal. Filhotes sem meios de se distrair, procuram sua própria forma de gastar energia e muitas vezes se metem em problemas. Todo o excesso de energia e imaginação faz com que eles transformem qualquer coisa em brinquedo. Mas também podem torná-los reclusos e agressivos com pessoas e outros pets.
Ao ler isso tudo você provavelmente vai pensar: “Mas meu gato tem uma boa vida!”. Alimentação regular e farta em horários estabelecidos, um lugar confortável para dormir, brinquedos escolhidos especialmente para ele e um colinho sempre que quer um aconchego. Mas talvez você se surpreenda com algo que pode tornar a vida deles ainda melhor: enriquecimento ambiental.
Existe uma aura de independência que paira sobre a natureza dos gatos, o que torna muitas vezes fácil deixá-los sozinho sem peso na consciência. Vale lembrar que, como nós, os gatos precisam de interação e estímulo mental.
Ao contrário do que pensamos, gatos são aptos a praticar as mesmas atividades que os cachorros, como ser treinado, passear na coleira e participar de brincadeiras. Muitos tutores ficam frustrados porque gatos não aprendem como os cães. Mas o que falta é paciência e entendimento a respeito sobre as motivações dos felinos. Perceber quais são os estímulos que eles respondem melhor e aprender sobre seus interesses ajuda a escolher quais atividades eles podem gostar mais. Dessa forma, o enriquecimento ambiental pode ser feito de diferentes formas e com pequenos ajustes na casa, o que torna a rotina dele mais interessante.
Gatos entediados podem ter um comportamento indesejável, quando ficam muito tempo sozinhos, para chamar atenção e “comunicar” a sua frustração eles arranham os móveis, fazem as necessidades fora do lugar e em alguns casos se tornam agressivos.
Tornar o ambiente atraente para os gatos não requer muito esforço, dinheiro ou tempo. Existem várias formas simples de distraí-los, estimulando o corpo e a mente. O enriquecimento ambiental proporciona estímulos aos gatos que satisfazem seus instintos naturais, promovendo uma satisfação física, psicológica e emocional.
O enriquecimento ambiental transforma o espaço, de forma segura, para que eles possam se comportar espontaneamente: arranhando, marcando território, caçando e explorando. Isso tudo sem destruir o sofá!
Se o seu gato está se lambendo muito, mordendo e miando sem parar, são comportamentos que demonstram que ele está entediado, provavelmente com estresse psicológico. Esses comportamentos repetitivos acontecem quando o ambiente não tem uma variação que o desafie.
A falta de estímulos fará com que eles tenham comportamentos “naturais” de forma equivocada: arranhando os móveis, mordendo o tutor e urinando em locais indevidos. Demonstrando o grau de stress e da falta de atividades na rotina deles.
Fique atento às necessidades do seu gato, ao produzir um ambiente para sanar as necessidades naturais, físicas e mentais deles dentro do espaço onde vivem. Como humanos, não prestamos muita atenção aos cheiros e sensações como os felinos.
Passear com os felinos, sob um olhar atento, é um excelente exercício físico e mental. Mas antes de colocar uma coleira e sair andando, leiam o nosso artigo sobre como caminhar com eles de forma segura.
Enfim, independente das opções de enriquecimento ambiental, explore todas as alternativas e opções e descubra quais eles mais gostam!
Então agora vamos à prática! Para ajudá-los a distrair e divertir o seu bichano, separamos algumas sugestões:
Espaço vertical
Lugares altos são os preferidos dos gatos. É a forma que se sentem seguros e podem observar todo o entorno, especialmente em casas com cães e crianças, ter um lugar para fugir e não ser incomodado, traz a eles a sensação de segurança.
Utilizar esse enriquecimento otimiza o espaço de qualquer lugar, pois pode ser feito utilizando as paredes do chão ao teto, gatos têm a necessidade de escalar e pular, o que ajuda contra o sedentarismo.
Ao fornecer recursos como prateleiras, cordas, árvores para gatos e postes de escalada, o espaço vertical pode ser aprimorado, oferecendo aos gatos pontos de vista, complexidade ambiental e a oportunidade de comportamento ativo, bem como a chance de descansar e recuar em diferentes alturas.
Essas prateleiras podem ser melhoradas colocando simples caixas onde os gatos possam entrar, pois esconder é um comportamento importante para os gatos se adaptarem ao seu novo ambiente.
Enriquecimento visual
Os gatos possuem uma visão incrível com movimentos horizontais. Assim sendo, alimentadores de pássaros do lado externo e acesso a janelas e montar um ponto confortável, devidamente protegido com telas, onde eles possam ficar observando o movimento externo é uma ótima opção. Caso isso não seja possível, reproduzir vídeos de pássaros também podem mantê-los ocupados e entretidos.
Uma outra opção, para quem mora em locais que não seja possível ter acesso aos pássaros e as janelas, é um aquário ou vídeos de peixe. Não precisa ser um aquário complexo, um simples aquário com um peixe Beta, pode proporcionar a distração que eles tanto precisam. Apenas certifique-se que ele tenha uma tampa!
Para os mais “tecnológicos” existe a opção de jogos, animais “animados” que ficam andando nas telas, o que também cria uma distração extra para eles, você pode encontrar no YouTube ou em alguns aplicativos.
Enriquecimento olfativo
Brincadeiras com o nariz são uma ótima forma de estimular o seu gato. Portanto, esconder guloseimas pela casa e encorajá-los a utilizar o olfato aguçado para caçar são uma excelente forma de estimular o seu gato.
Há odores que ajudam a acalmar os animais ou estimular, muitas vezes usados como terapia alternativa por médicos veterinários. Para o gato doméstico, a estimulação olfativa é muitas vezes fornecida na forma de erva dos-gatos (catnip).
Extrato de baunilha ou de menta (não o óleo), alguns óleos essenciais diluídos de acordo com a instrução do médico veterinário, assim como o catnip spray, podem ser utilizados em brinquedos, toalhas e paninhos para estimular os gatos a investigarem.
Catnip é uma excelente opção para o enriquecimento olfativo, sendo normalmente encontrado seco, spray ou a planta. A forma seca é a mais utilizada em brinquedos, caminhas, panos e caixas.
Também podemos proporcionar a experiência de cheiros naturais através de plantas “pet-friendly” dentro de casa como videira prateada ou capim limão.
Enriquecimento auditivo
Gatos possuem uma audição apurada, o que lhes permite localizar e caçar suas presas, portanto manter as janelas abertas permitindo que eles ouçam os sons de pássaros e de pequenos animais que estejam ao redor ajuda a manter essa habilidade natural.
Caso as janelas não sejam uma opção, pode-se colocar o som de pássaros e criaturas da floresta que simulem essa rotina. No YouTube, você pode encontrar várias opções de música calmante para os gatos, o que pode ser utilizado para os mais ansiosos.
Enriquecimento ambiental através da alimentação
A comida e o enriquecimento comestível são formas divertidas dos gatos manterem seus instintos de predadores naturais. O uso dos chamados “quebra-cabeças de comidas” tem crescido, pois através deles é possível estimular o sentido da caça dos felinos e exercitar o cérebro, já que muitos gatos preferem “trabalhar” por sua comida, ao contrário de recebê-la em uma tigela, isso faz com que se engajem e lhes dá um objetivo.
Podemos encontrar vários modelos de “quebra-cabeças de comidas”, que consistem em qualquer objeto que pode conter comida e ser manipulado para liberar o alimento quando o animal interage com ele, assim como fazê-los em casa, os quais você pode escolher de acordo com o mecanismo que dispõem e do objetivo que você tem (rolados ou empurrados), para alimentos secos ou úmidos, pois além de estimular a caça eles também podem auxiliar felinos sedentários na perda de peso, impulsionando-os se exercitarem.
A grama de gato ou grama de trigo, são outro caminho para introduzir um enriquecimento orientado ao sabor. Um pequeno jardim ou pequenos vasos com grama, catnip, valeriana, menta, capim limão e salsa podem incrementar o ambiente, pois gatos gostam de se esfregar, mordiscar e cheirar as plantas.
Em dias quentes, você pode fazer cubos de gelo com caldo de frango, água de atum, patês congelados e oferecer em tigelas para que fiquem lambendo-os e se deliciando, mantendo-os ocupados e frescos!
Enriquecimento ambiental com feromônios
Os gatos possuem um olfato bem desenvolvido e a suas funções incluem se comunicar, reconhecer outros animais e territórios. Eles produzem feromônios naturalmente em várias áreas do seu corpo.
A utilização de feromônio sintético no meio ambiente melhora o bem-estar felino e tem sido uma terapia utilizada de modo seguro e positivo por médicos veterinários.
Hoje no mercado encontramos o Feliway (CEVA), que auxilia na redução da ansiedade e comportamentos associados e possui versão em spray ou difusor para o ambiente.
A aplicação correta de feromônios sintéticos pode ser uma estratégia de enriquecimento útil ao lidar com gatos ansiosos ou medrosos.
Os gatos são animais que precisam ser estimulados e livres para expressar seu comportamento natural, mas para isso é necessário o tutor oferecer um espaço adequado com enriquecimento ambiental. Um ambiente que respeite a importância de como os felinos processam e respondem as informações sensoriais deve, além do enriquecimento, proporcionar um local seguro, alimentos diversos e separados, água fresca, banheiro e áreas para se coçar e descansar, a oportunidade para brincar e desenvolver seu comportamento predatório e interações humanos-gato positivas e consistentes. O ideal é que exista a maior variedade possível de enriquecimento, as preferências deles são individuais.
Nossa equipe, do Empório do Pet, entende e sabe da importância do enriquecimento ambiental feito de forma correta e positiva. Dessa forma procuramos ensinar esses conceitos aos proprietários de gatos, para que eles possam criar um ambiente que respeite a importância de como os felinos processam e respondem às informações sensoriais e implementá-los em suas casas, proporcionando qualidade de vida e tornando os animais mais saudáveis.
Nossos profissionais atendem com hora marcada para seu conforto, também dispomos de veterinários parceiros e exames laboratoriais e de imagem. Tudo isso em um ambiente acolhedor!
Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão do que gostaria de ler em nosso blog, deixe nos comentários.
E para que possamos sempre te auxiliar nos cuidados com seu pet, trazendo dicas e informações importantes, cadastre-se no nosso site.