Importância e cuidados para a hora do passeio com o pet

Homem passeando com cachorro na coleira

Quando você diz para o seu amigo: “hora de passear!”, ele vem todo feliz abanando o rabo e rebolando, enquanto você presume que ele precisa apenas fazer suas “necessidades” e com certeza essa é a melhor forma de manter sua casa impecável, mas o passeio com o seu pet proporciona muitos outros benefícios. 

A maioria dos pets aguardam esse momento ansiosamente, pois adoram passear. Além de poder desfrutar da companhia de seus tutores, é a oportunidade que precisam para explorar o mundo ao seu redor. Caminhadas são momentos em que vocês se unem, se exercitam e ainda proporcionam um estímulo mental para o seu peludo. Se o seu cão parece entediado e está agitado, é possível que ele não esteja gastando energia suficiente. Veja a possibilidade de fazer um passeio com seu pet ao menos uma vez ao dia.

Passear, apesar de ser uma atividade simples, proporciona uma série de benefícios para a sua saúde e de seu pet:

  • Perda de peso e Condicionamento Físico: a obesidade é um dos problemas de saúde mais comuns entre os pets, salvo algumas complicações médicas, a solução razoável é queimar mais calorias do que consumir. Exercícios regulares, como a caminhada é uma boa maneira de atingir esse objetivo;
  • Articulações: assim como a obesidade, o sedentarismo é um dos principais fatores para os problemas articulares. Mesmo os animais mais idosos precisam se movimentar e manter ativa as articulações. Caminhadas é uma excelente opção para mantê-las saudáveis sem muito impacto;
  • Digestão e saúde urinária: Caminhadas ajudam a regular o trato digestivo. Muitos pets têm na sua rotina os passeios como momentos para se “aliviarem”. Nesses casos eles devem ser mais frequentes para evitar a prisão de ventre e manter regular o esvaziamento da bexiga. 

Para tudo isso o passeio com o seu pet deve ser um evento agradável, estar pronto para ele não é muito complicado. A parte mais difícil é encontrar tempo para fazê-lo! Quando você está ocupado com o trabalho, família e tudo mais, o tempo passa rapidamente. Entretanto é extremamente importante para a saúde do seu pet e a sua, que você se empenhe para isso, pois são muitos os benefícios para a saúde, incluindo:

  • Saúde mental – eles não ficarão entediados se você proporcionar algo para distraí-los, e dessa forma não destruirão a casa, comerão o sofá, entre outras peraltices. Passear é uma boa forma de fazê-lo, trazendo benefícios mentais e físicos. Enquanto no passeio eles podem observar a vida selvagem, explorar novos caminhos, ver outras pessoas e animais e ainda liberam o excesso de energia acumulada, acalmando-os e permitindo que tenham melhores noites de sono.
  • Saúde emocional – Nós tutores somos o centro do universo de nossos pets e eles solicitam a nossa atenção o tempo todo. Existe melhor forma de passar o tempo ao lado deles do que passeando?  Essa é a oportunidade de aprofundar o vínculo com ele e evitar comportamentos estressantes, como pular, latir ou choramingar em excesso.
  • Saúde pessoal – A companhia deles nos proporciona uma ótima motivação para nos mantermos ativos. São parceiros para todas as horas. E enquanto um amigo pode ter um contratempo e não nos acompanhar, seu pet está sempre comprometido só com você. Isso faz dele o parceiro perfeito para uma caminhada.

O importante é começar, inicie com caminhadas de 10 minutos ao dia pela vizinhança, aos poucos conforme forem se adaptando – você e seu pet – vá aumentando o tempo e a distância. Tente caminhar por pelo menos 30 minutos todo dia, esse tempo não precisa ser todo de uma vez, ele pode ser dividido ao longo do dia. Para que o passeio com o seu pet não seja enfadonho, diversifique os locais para que vocês possam descobrir novas vistas e mantê-lo interessante. Você também pode substituir o passeio por brincadeiras em parques e praças, o importante é que isso seja uma prioridade na rotina de vocês e o pet se acostume, assim ele te lembrará sempre da necessidade de se manter ativo.

Atenção em alguns detalhes tornarão essa rotina mais confortável para vocês, para isso você deve procurar escolher uma coleira apropriada para o seu cão. Ela deve ser confortável para vocês dois, fácil de manusear e não muito longa, em torno de 1,5 metros. Antes de levar seu filhote para o passeio, certifique-se que ele já esteja acostumado com a coleira e com a carteira de vacinação em ordem.

Evite guias retráteis ou use-as da forma correta. O ideal é que seu cão ande ao seu lado. Para que você não perca o controle sobre ele em caso de distração, não deve permitir que ele ande mais do que a poucos passos de distância de você. 

Para maior conforto e controle durante o passeio com o seu pet, você pode dar preferência às coleiras peitorais, ao invés das de pescoço. No caso das peitorais os esforços são direcionados para os ombros e peito do cão e não sobrecarregam o pescoço, sendo mais confortáveis e permitindo um maior controle sobre o pet. 

Lembre-se que passear deve ser divertido, não encarado apenas como mais uma tarefa, e sim uma experiência a ser compartilhada com seu melhor amigo. Demonstre a ele que você também está entusiasmado por se exercitar e compartilhar esse momento com ele, isso o deixará mais disposto e animado. 

Parte da responsabilidade do tutor é sempre que sair para o passeio com o seu pet e não deixar rastros. Isso significa sempre estar preparado para apanhar as “cacas” de seu pet. Seja cuidadoso, não deixe cocô espalhado pelo bairro ou parque, leve sacos próprios para esse fim e apanhe. É extremamente desagradável pisar no cocô!

Você pode utilizar porta-sacos acoplados às coleiras ou apenas levar os sacos no bolso. Deposite-os nos lixos públicos ou aguarde chegar em casa para colocá-los apropriadamente no lixo, seja gentil com sua comunidade.

Atenção e sensibilidade para entender que nem todos gostam de pet, nem todos os pets são calmos e muitas pessoas e animais têm medo. Durante os passeios, procure manter o controle sobre o seu pet a maior parte do tempo, mantenha a guia curta e ele ao seu lado.

Isso não significa que você deverá mantê-lo em guia curta todo o tempo, ao se distanciar de pessoas e pets você poderá permitir que ele fique “livre”, dando mais liberdade a ele, permitindo que ele fareje ao redor, explorando o mundo da maneira deles.

Pode aproveitar esses momentos de relaxamento também para treiná-lo a parar e se sentar, o que pode ser muito útil em caminhadas que envolva muitos cruzamentos, sendo uma medida de segurança em passeios mais urbanos. 

Estar sempre atento ao que acontece ao seu redor enquanto passeia com ele, permite que você localize possíveis distrações (pássaros, gatos, outros cães) antes dele, dessa forma minimizando as reações que ele terá perante a essas situações. Petiscos nesse momento podem ser bem úteis para tirar o foco do que poderia vir a ser um problema.

Antes de permitir que seu cão socialize com outras pessoas ou pets, assegure-se de que eles querem conhecê-lo. Tenha certeza de que o seu amigo está socializado e treinado corretamente para interagir em “sociedade”, principalmente com crianças. Caso ele ainda não esteja preparado, ou simplesmente não goste desse tipo de interação, não se acanhe e educadamente informe que ele não gosta ou ainda não sabe se comportar. Isso não é ser rude, mas sim cuidadoso.

Alguns cuidados devem ser tomados para adaptar os passeios ao clima do dia. Faça caminhadas curtas em dias quentes ou com animais idosos. Esteja atento se o seu cão parar de andar, começar andar devagar ou mostrar sinais de exaustão – isso são demonstrações de que já é hora de parar de caminhar e retornar para casa. 

Evitar asfalto em dias quentes. Se você não conseguir suportar o calor do asfalto nos seus pés, imagine o seu pet. O asfalto quente pode queimar as patas sensíveis do seu cão. Prefira sempre que possível nesses dias passeios em parques e providencie água para mantê-lo hidratado.

No inverno, proteja seu pet com roupas. Talvez no princípio ele não goste muito, mas assim que associar a roupa ao passeio, ele terá prazer em se vestir.

Os cães precisam manter-se ativo e o mais próximo possível da sua natureza e comportamento natural, é responsabilidade do tutor proporcionar rotinas e cuidados que favoreçam esse link entre a realidade de hoje e os instintos mais primitivos deles. Esse cuidado influenciará diretamente o comportamento e a saúde do seu amigo, preservando os instintos e mantendo eles atentos às informações sensoriais que necessitam, diminuindo o estresse e a dependência.

Nossa equipe, do Empório do Pet, entende e sabe da importância de atividades recreativas para seu cão, feita de forma correta e positiva. Dessa forma procuramos ensinar esses conceitos aos proprietários para que eles se sintam seguros e confiantes para desfrutar desses momentos com o seu amigão sem intercorrências, proporcionando uma melhor qualidade de vida e tornando-os animais mais saudáveis. 

Nossos profissionais atendem com hora marcada para seu conforto, também dispomos de veterinários parceiros e exames laboratoriais e de imagem. Tudo isso em um ambiente acolhedor!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão do que gostaria de ler em nosso blog, deixe nos comentários.

E para que possamos sempre te auxiliar nos cuidados com seu pet, trazendo dicas e informações importantes, cadastre-se no nosso site.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Inscreva-se na nossa newsletter!