Transforme desejo em realidade: tenha cães e gatos saudáveis!

Meu pet está saudável, devo levá-lo ao veterinário? Sim!!!

Problemas cardíacos, doenças renais, câncer, problemas ortopédicos entre outros são doenças na maior parte das vezes silenciosas e que só podem ser detectadas com exames clínicos. A linha entre a cura e a perda do pet, é o tratamento precoce.

Por essa razão, mesmo quando o seu pet parece estar bem, o check-up deve ser feito ao menos uma ou duas vezes ao ano. Os check-ups te ajudam a ter pets saudáveis em cada fase de sua vida.

Com visitas regulares para a realização dos check-ups, você permite ao veterinário avaliar a saúde geral do seu melhor amigo. A descoberta prematura de uma enfermidade permite que o veterinário possa instruí-lo a como tratá-la adequadamente e de forma preventiva antes que ela se torne mais grave.

Esse cuidado é um sinal de amor ao seu pet e a sua família, proporcionando uma vida longa e saudável a seu melhor amigo.

A frequência do check-up será determinada pelo histórico médico, idade, raça e outros fatores.

Quando seu pet, apesar de saudável, possui um histórico de doenças, o ideal é que as visitas sejam feitas pelo menos duas vezes ao ano.

Para filhotes, que o sistema imunológico continua se desenvolvendo e estão sujeitos a várias doenças, as visitas devem ser mensais nos primeiros meses de vida (1 a 6 meses), já que a possibilidade de doenças nessa fase é maior, e é importante monitorar os primeiros sinais e iniciar o tratamento.

Para os cães adultos sem histórico de doenças uma vez ao ano, para as rotinas básicas. Já os idosos e animais de porte gigante, que possuem maiores chances de desenvolverem doenças, devem fazer visitas regulares, no mínimo duas vezes ao ano.

Ao levar seu amigo de quatro patas para o check-up, o veterinário deverá ser informado sobre o histórico médico, comportamento e rotina diária, além de perguntas pertinentes ao estado geral de saúde dele no momento.

Após esse início na consulta alguns exames físicos podem ser efetuados, conforme as informações obtidas do tutor, como, por exemplo:

  • Auscultação do coração e pulmão.
  • Checar peso, postura e marcha.
  • Checar os olhos possuem sinais de vermelhidão, se está turvo, problemas na pálpebra, lacrimejamento excessivo ou secreção.
  • Inspecionar a pelagem: estado geral, queda ou caspa.
  • Patas e unhas, se tem sinais de machucados ou apresentam algum problema que deva ser considerado.
  • Ouvidos, se tem sinal de infecções bacteriana, ácaros, acúmulo de cera ou pólipos.
  • Dentes, doenças periodontais, necessidade de limpeza, cárie
  • Pele, sempre muito sensível, verificar se tem algum problema, como dermatites, parasitas, caroços, inchaços
  • Apalpação do abdômen para checar os órgãos internos e sinais de desconforto
  • Tateando ao longo do corpo do seu animal de estimação (palpando) em busca de quaisquer sinais de doença, como inchaço, evidência de claudicação, como amplitude de movimento limitada e sinais de dor

Todos esses exames procuram detectar sinais de dor e desconforto, que podem significar algum problema de saúde, e como isso afeta o bem-estar deles.

Além do exame físico, o veterinário poderá recomendar alguns testes de rotina adicionais. Esses testes são importantes para a detecção precoce das doenças, possibilitando o tratamento precoce, o que normalmente o torna menos dispendioso e invasivo, e como melhores respostas do peludo. 

Entre esses exames, podem ser solicitados os laboratoriais como hemograma, ALT e creatinina, exame de urina, fezes e de imagens como ultrassom e raio-x.

Os exames realizados durante o check-up são cruciais para detectar uma gama de doenças nos animais de estimação, eles permitem que elas sejam detectadas precocemente, aumentando a chance do tratamento e da cura, vejamos alguns exemplos:

Doença Periodontal

Muito além do mau hálito, a doença periodontal causa muita dor e perda dos dentes. O que poucos sabem é que ela também pode ser a causa de problemas cardíacos, renais e hepáticos. Cuidados preventivos, como a escovação, consultas periódicas e guloseimas recreativas podem auxiliar nos cuidados com os dentes.

Dirofilariose

A contaminação por vermes acomete mais de um milhão de animais e muitas vezes não são aparente, e fazem com que os animais desenvolvam insuficiência cardíaca, associado a dirofilariose, que faz com que os vermes bloqueiem as válvulas cardíacas. Animais infectados apresentam tosse baixa e constante. Através dos exames de sangue, pode-se detectar a presença desses vermes, iniciando o tratamento antes dos primeiros sintomas, melhorando a saúde e a qualidade de vida do seu amigão.

Doença Renal

Através do exame de urina é possível detectar se ela possui conteúdos anormais, o qual são os primeiros sinais de uma doença renal. Importante para cães e gatos mais velhos, a sua descoberta precoce aumenta o tempo e a qualidade de vida dos pets.

Giardíase

Causada pelo parasita chamado giárdia, essa doença causa diarreia com mau cheiro, vômitos e perda de peso, especialmente mortal, pois desidrata o animal rapidamente, doença silenciosa, pode ser detectada através do exame de fezes feito durante o check-up.

Câncer

Muitos animais de estimação desenvolvem caroços e inchaços ao longo da vida. A maioria deles é benigna. Alguns são tão pequenos que passam despercebidos pelos donos de animais de estimação. Os animais de estimação podem não apresentar outros sinais de câncer além do aparecimento dessas estranhas protuberâncias. No entanto, às vezes caroços e inchaços estranhos podem sinalizar o início do câncer. Durante o check-up, o veterinário precisa ver e sentir os inchaços para determinar se eles devem ser biopsiados para procurar câncer.

Tutores de animais de estimação devem priorizar os cuidados veterinários de rotina para manter seus animais de estimação saudáveis e felizes. Com eles você pode prolongar significativamente a expectativa de vida do seu melhor amigo, melhorando a qualidade e tratando com sucesso doenças potencialmente graves.

Aqui no Empório do Pet, oferecemos uma ampla oferta de serviços para cuidar do seu melhor amigo com todo o carinho e respeito que ele merece, entre eles temos consultas, exames laboratoriais e de imagens, testes de diagnóstico, procedimentos cirúrgicos, fisioterapia, medicina integrativa e tratamentos odontológicos.

Tudo de melhor para a saúde o seu pet com o seu compromisso de fornecer atendimento personalizado aos seus amigos peludos. Marque hoje mesmo uma consulta com e dê ao seu animal de estimação o cuidado de qualidade que ele merece.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Inscreva-se na nossa newsletter!